Ipatinga Terá campus da Universidade Federal de Ouro Preto
O investimento integra o Novo PAC e será dirigido à criação de dez novos campi, espa-lhados pelas cinco regiões do País, e a melhorias na infraestrutura das 69 universidades federais

O presidente Lula anunciou na manhã desta segunda-feira, 10/06 a construção de um campus da Universidade federal de Ouro Preto – UFOP em Ipatinga. A boa notícia é parte de um pacote de R$ 5,5 bilhões que será destinado para a consolidação e expansão das universidades e dos hospitais universitários federais. O investimento integra o Novo PAC e será dirigido à criação de dez novos campi, espalhados pelas cinco regiões do País, e a melhorias na infraestrutura das 69 universidades federais. Além disso, serão repassados recursos a 31 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo oito novos. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros, entre eles o da educação, Camilo Santana.
A implantação do campus da UFOP em Ipatinga é um projeto que começou a ser viabilizado em 2014, quando a área pública foi doada, após autorização do Legislativo. O terreno destinado às instalações da Faculdade possui 34,8 mil m² e está localizada na antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre, próximo ao Hospital Municipal de Ipatinga.
O início das atividades do campus chegou a ser anunciado para 2016, quando a cidade recebeu a visita de uma comitiva da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) liderada pelo reitor Marcone Jamilson Freitas para apresentação do projeto arquitetônico do campus da instituição federal em Ipatinga. Naquele momento já era constatado o cumprimento de todas as etapas necessárias para garantir a instalação da Faculdade de Medicina em Ipatinga.

Lene Teixeira (PT), que na época era vereadora de Ipatinga, participou de todo processo de articulação para a implantação do campus, desde a aprovação da doação do terreno até o cronograma para o início do funcionamento. Mas o projeto não foi adiante após a mudança de governo. Em 2023, depois de empossada como chefe de gabinete do Ministério do trabalho e Emprego, Lene teve novamente a oportunidade de interceder pela retomada do projeto. Ao noticiar o anuncio da construção do campus, a petista tratou o fato como uma conquista para o povo de Ipatinga.
“Valeu a pena toda a luta que travamos quando vereadora pra que hoje tudo isso fosse possível. Estou muito feliz por ter estado presente durante todo o processo do PPA (Plano Plurianual), quando trabalhamos muito para que a proposta entrasse como prioridade no orçamento do governo federal. É realmente muito bom ter um governo quem podemos confiar e ter toda essa parceria”, comemorou Lene.
A alegria com o anuncio feito pelo governo federal também é compartilhada pelo Deputado Federal Leonardo Monteiro (PT/MG), o que em 2015 garantiu com que o projeto avançasse no Ministério da Educação (MEC) e por Cecília Ferramenta (PT), que na época era a prefeita de Ipatinga.
